home sobre extras download

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Osíris

Era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além. Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia (passagem da alma), é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura). Osíris enriqueceu-se com os atributos das divindades que suplantava, até que, por fim substituiu a religião solar. Osíris era um ser bondoso que sofre uma morte cruel e que por ela assegura a vida e a felicidade eterna a todos os seus protegidos. Os primeiros egípcios, logo que surgiram, olharam para o céu e ficaram com temor do Universo, e imaginaram dois deuses eternos, o Sol e a Lua, respectivamente Osíris e Ísis.

O mito de Osíris (se prestarem atenção essa história retrata a 3 e 4 temporada de HHA e DHA e provavelmente de HOA)

Osíris é apresentado como filho de Geb e Nut, tendo como irmãos Ísis, Néftis e Seth. Ísis não era apenas sua irmã, mas também a sua esposa. Osíris governou a terra (o Egito), tendo ensinado aos seres humanos as técnicas necessárias à civilização, como a agricultura e a domesticação de animais. Foi uma era de prosperidade que contudo chegaria ao fim. O irmão de Osíris, Seth, governava apenas o deserto, situação que não lhe agradava. Movido pela inveja, decide criar um plano para matar o irmão. Auxiliado por setenta e dois conspiradores, Seth convidou Osíris para um banquete. No decurso do banquete, Seth apresentou uma magnífica caixa-sarcófago que prometeu entregar a quem nela coubesse. Os convidados tentaram ganhar a caixa, mas ninguém coube nela, dado que Seth a tinha preparado para as medidas de Osíris. Convidado por Seth, Osíris entra na caixa. É então que os conspiradores trancam-no e o jogam no rio Nilo.

Ísis, desesperada com o sucedido, parte à procura do marido, procurando obter todo o tipo de informações encontradas pelo caminho. Ísis descobre que a caixa ficou inscrustrada numa árvore que tinha sido cortada para fazer uma das colunas do palácio real. Com a ajuda da rainha, Ísis corta essa coluna e consegue regressar ao Egito com o corpo do amado, que esconde numa plantação de papiros. Contudo, Seth encontrou a caixa e furioso decide esquartejá-lo em catorze pedaços e espalha o seu corpo por todo o Egito.

Ísis, auxiliada pela sua irmã Néftis, partiu à procura das partes do corpo de Osíris. E conseguiu reunir todas. Ísis, Néftis e Anubis procedem então à prática da primeira mumificação. Ísis transforma-se de seguida num milhafre (animal parecido com a águia ou corvo avá) que graças ao bater das suas asas sobre o corpo de Osíris cria uma espécie de ar mágico que acaba por ressuscitá-lo; ainda sob a forma de ave, Ísis une-se sexualmente a Osíris e desta cópula resulta um filho, o deus Hórus. Ísis deu à luz a este filho numa ilha, escondida de Seth. A partir de então, Osíris passou a governar apenas o mundo dos mortos. Quanto ao seu filho Hórus ele conseguiu derrubar Seth e passou a reinar sobre a terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário